Implementação e administração de firewall
Principais benefícios dos firewalls
Existe um equívoco sobre os firewalls de que eles são essenciais apenas para grandes empresas ou firmas financeiras. A verdade é que qualquer empresa com uma rede existente deve definir um firewall, independentemente de seu setor ou tamanho.
Quase metade dos ataques cibernéticos modernos são direcionados a pequenas empresas porque os criminosos cibernéticos sabem que essas empresas investem menos recursos em segurança de rede. Ao contrário de seus concorrentes mais estabelecidos, essas empresas lutam para se recuperar após um ataque cibernético. De acordo com um relatório , 60% das pequenas empresas não sobrevivem a um ataque cibernético. Portanto, como alguém que comanda uma pequena empresa, o que você pode fazer? Para começar, olhe para um firewall.
O que é um firewall?
Um firewall é um dispositivo de segurança – hardware ou software de computador – que monitora o tráfego de entrada e saída da rede e determina se o tráfego deve ser bloqueado com base em um conjunto pré-estabelecido de regras de segurança. Dessa forma, ele bloqueia o tráfego indesejado e evita que software malicioso infecte seu sistema. Por exemplo, você pode usar um firewall para bloquear a entrada de arquivos .exe em seu sistema por meio de fontes externas.
Por exemplo, se você não quiser que nenhum arquivo .exe entre em seu sistema a partir de fontes externas, os firewalls podem bloquear automaticamente sua entrada.
Tipos de firewalls
Firewall Sophos XG
Os firewalls são categorizados em três tipos fundamentais. Eles estão listados abaixo.
Firewall de software
Os firewalls de software são instalados separadamente em dispositivos individuais. Eles oferecem um controle mais granular, permitindo o acesso a um recurso ou aplicativo e, ao mesmo tempo, permitindo que você bloqueie outros. Este tipo de firewall pode consumir recursos extensivamente, especialmente a RAM e a CPU de seus sistemas. Os administradores devem configurá-los e gerenciá-los separadamente para cada dispositivo.
Firewall de Hardware
Firewalls de hardware são dispositivos físicos atribuídos a recursos de computação. Eles servem como gateways entre a Internet e as redes internas, mantendo as solicitações de tráfego e pacotes de dados de fontes não confiáveis fora da rede privada. Organizações com vários dispositivos na mesma rede preferem firewalls físicos.
Firewall de última geração
Um firewall de próxima geração (NGFW) foi projetado para resolver ameaças cibernéticas avançadas no nível do aplicativo por meio de recursos de segurança com reconhecimento de contexto e inteligência. Um NGFW combina recursos convencionais de firewall como inspeção stateful e filtragem de pacotes com outros para tomar decisões sobre que tipo de tráfego permitir. Então, o que faz o NGFW se destacar?
Um NGFW tem a capacidade de filtrar pacotes com base em aplicativos e inspecionar os dados armazenados nos pacotes (não se limitando a cabeçalhos IP). Simplificando, ele opera até a camada 7 (a camada de aplicativo) no modelo Open Systems Interconnection (OSI). Isso o torna mais poderoso do que a tecnologia de firewall anterior, que operava apenas até a quarta camada (a camada de transporte) do modelo OSI. Nos últimos anos, cada vez mais cibercriminosos estão atacando as camadas 4 a 7 do modelo OSI, tornando-os NGFWs um pré-requisito.
Benefícios dos firewalls
Os benefícios dos firewalls estão listados abaixo:
Prevenção de tráfego malicioso
Os firewalls revisam os dados de entrada e saída usando regras pré-estabelecidas e determinam se o tráfego é legítimo. Sua rede possui locais específicos, conhecidos como portas, que são acessados por diferentes tipos de dados. Por exemplo, a porta para tráfego de telefone VoIP geralmente está aberta. Seu firewall pode definir uma regra: apenas o tráfego proveniente do provedor de VoIP pode entrar nesta porta, enquanto o outro tráfego será negado.
Também existe a opção “Negar tudo” para quando você precisar manter todos fora. Isso é particularmente útil quando as empresas estão atualizando sistemas e estão mais expostas.
Alerta sobre atividades maliciosas
Os firewalls não rastreiam apenas IPs, mas também assinaturas para identificar se um usuário ou aplicativo é perigoso. Ele detecta assinaturas que estão alinhadas com, por exemplo, ataques DDoS ou outras atividades intrusivas. Se detectado, o firewall não apenas os bloqueia, mas também o notifica.
O maior benefício de um firewall para uma pequena empresa é que, se houver uma atividade de hacking em andamento contra sua rede, eles podem avisá-lo imediatamente para que sua equipe de segurança cibernética possa neutralizar a ameaça e proteger seus sistemas.
Bloqueando o fluxo de saída de dados
Caso o firewall e sua estratégia de defesa não sejam suficientes para manter os hackers afastados, os firewalls podem bloquear a saída de dados. Quando isso acontece, os firewalls passam a atuar como uma porta unilateral; deixando as pessoas entrarem, mas não deixando nada sair.
Isso é particularmente útil ao tentar identificar a origem da tentativa, pois os firewalls também podem registrar IPs e assinaturas.
Proteção contra ataques de phishing
Usando a mesma ideia acima, os firewalls de nível empresarial podem identificar quando uma conexão que você acessou está vinculada a um ataque de engenharia social, como phishing. Se for esse o caso, o firewall bloqueia imediatamente todos os dados de saída e emite um aviso.
Além disso, o firewall tem opções como filtragem de e-mail que analisa os e-mails recebidos em busca de sinais de alerta, como phishing, e evita que e-mails obscuros cheguem à caixa de entrada do usuário.
Filtragem de Conteúdo
Com a ajuda de um firewall, você controla a que seus funcionários têm acesso e o que eles não têm. Ao filtrar sites maliciosos (lembre-se de que muitos sites online contêm malware) ou simplesmente aqueles que não são produtivos, as empresas podem aumentar a eficiência e a produtividade.
Por exemplo, se a filtragem de conteúdo estiver habilitada, o firewall pode identificar o tráfego proveniente de um site não autorizado por meio de endereços IP e bloquear o acesso a ele. Você pode ter experimentado isso durante a navegação na web, quando não tem permissão para visitar um site porque é “inseguro para visitá-lo”.
A indústria da maconha já faz bom uso dessa funcionalidade há um bom tempo, bloqueando sites que, de outra forma, reduziriam a produtividade dos funcionários.
Tenha seus dados protegidos com nossa equipe especializada em Compliance e Proteção de Dados está pronta para adequar sua empresa à LGPD. Nossa equipe é preparada para processos otimizados, aumentando a credibilidade no mercado. Atendemos diversos segmentos, incluindo indústria, contabilidade, consultoria, mercado financeiro e tecnologia.
Conte conosco para manter sua empresa em conformidade com a lei.
Perguntas frequentes sobre firewalls
P: Meu PC, antivírus ou roteador vem com um firewall. Isso é suficiente?
R:Esses firewalls são baseados em software e seriam suficientes para uso residencial, mas não para empresas. Isso ocorre porque as empresas precisam de firewalls mais robustos que possam proteger toda a rede por meio de funcionalidades avançadas. Isso requer uma estratégia de defesa muito mais aprofundada do que simplesmente ‘manter o tráfego fora’. Um firewall de nível empresarial inclui recursos, como antivírus remoto seguro, proteção contra malware, serviços de reputação de TI, sistemas de detecção / prevenção de intrusão (IDS / IPS), acesso VPN, recursos de roteamento avançados, conectividade site-to-VPN e aplicativos sofisticados e controle da web (por exemplo, firewall de inspeção profunda de pacotes (DPI)).
Lembre-se de que os firewalls padrão nunca são avançados o suficiente. Ser complacente com os firewalls pode colocar sua empresa em risco.
P: Basta instalar um firewall?
R:A instalação de um firewall exige muitas considerações. Por exemplo, você deve definir uma zona dedicada (DMZ) para o tráfego baseado na Internet. Ou, você deve criar listas de controle de acesso (ACLs). Somente profissionais com experiência em serviços gerenciados de TI e cibersegurança sabem como configurar firewalls de maneira eficaz. Aqui está o que eles podem fazer:
Adapte-se a novos tipos de ameaças, como phishing (por exemplo, whale phishing, spear phishing e vishing), malware (por exemplo, malware sem arquivos, keyloggers, cavalos de Troia de acesso remoto (RATs), malware criptográfico, botnets, spyware, adware, ransomware) e riscos de segurança IoT (ataque DDoS, ataque Sybil, falha bizantina)
Atualize o firewall para obter os patches e atualizações de segurança mais recentes
Analise e responda aos alertas
Identificar e mitigar falsos positivos
Resolva bugs e proteja sua rede
P: Muitos dos meus funcionários estão remotos agora. Ainda preciso de um firewall? Eles?
R:O trabalho remoto apresenta um risco muito maior de violações de segurança . As empresas devem ser protegidas por firewalls, independentemente do ambiente de rede; ou seja, no local ou na nuvem. Você deve considerar manter seu servidor o mais seguro possível, mesmo se não houver funcionários no local.
Você não pode implementar firewalls de hardware de nível empresarial na casa de seus funcionários, sim, mas você ainda deve considerar a instalação e configuração de firewalls de software. Os servidores têm uma chance muito maior de se tornarem alvos de ataques cibernéticos, na verdade. Já a nuvem tem 20,7% de chance. Além disso, você deve fornecer treinamento de conscientização sobre segurança cibernética para seus funcionários e ensinar as melhores práticas, como gerenciar remotamente esses dispositivos e impedir que os usuários tenham direitos de administrador.
Você precisa de ajuda para configurar um firewall para uma pequena empresa? Entre em contato com a NPC Gamer agora
-Reparos de Sistemas
Instalação, configuração e reparo de Windows, Mac e Linux.
-Configuração de Hardware
Instalação e configuração de Hardware e Periféricos.
-Configuração de Redes
Configuração e Manutenção de Redes Física e Lógica.
-Redes Sem Fio
Instalação e configuração de Redes Wifi.
-Suporte Técnico
Atendimento Especializado 24/7 Local e Remoto.
-Redução de custos
Redução de custos e de pessoal da área de tecnologia.